Portal de Dados Abertos do DF amplia acesso à informação

Agência Brasília

A Controladoria-Geral do Distrito Federal lançou nova ferramenta para ampliar o acesso dos cidadãos às informações do setor público e divulgou o ranking da Transparência Ativa de 2017.

O anúncio faz parte das ações da 3ª Semana de Combate à Corrupção, promovida pelo órgão. O lançamento do Portal de Dados Abertos do Distrito Federal foi nesta terça-feira (5), no Palácio do Buriti.

Com o objetivo de simplificar, organizar e padronizar o acesso aos dados públicos, o Portal de Dados Abertos funciona como um catálogo para facilitar a busca do cidadão nos bancos de informações dos órgãos e entidades do Executivo local.

A plataforma digital disponibiliza informações das diversas áreas, como as de saúde, sistema de transporte, segurança pública, educação, esportes, turismo, meio ambiente e gastos governamentais.

Diferentemente do Portal da Transparência do DF, que dá publicidade aos gastos do governo, receitas públicas arrecadadas e remunerações dos servidores, o Portal de Dados Abertos é o ponto de referência para buscas sobre qualquer assunto ou categoria de interesse da população.

Ele organiza e padroniza a produção e a publicação das informações. Também simplifica o acesso aos temas das mais variadas naturezas, não só orçamentária e financeira.

Na ocasião, também foi anunciada a lista dos 27 órgãos que apresentaram maior transparência ativa (quando a entidade fornece a informação, independentemente de ter sido acionada) em 2017.

Por terem atingindo 100% da transparência ativa por dois anos consecutivos, cinco órgãos tiveram destaque:

Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos

Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb)

Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap)

Casa Civil

Secretaria de Mobilidade

De acordo com o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, o papel da controladoria é incentivar os órgãos a apresentar planos de abertura de dados e ajudar a tornar a informação mais acessível ao cidadão.

Ziller ressalta ainda que, de forma geral, a transparência tem aumentado no DF. “O que mostra esse avanço é o balanço da avaliação porcentual que cada órgão atinge. Nós tínhamos, no ano passado, o valor global de 35% da transparência ativa e subimos para 59% neste ano.”

Índice de Transparência Ativa

Na 1ª edição, lançada em dezembro de 2016, cinco órgãos atingiram 100% do índice. Com o trabalho de treinamento de servidores e difusão da cultura de transparência, feito em 2017, essa marca aumentou.

Os 27 órgãos que integram a lista dos que atingiram 100% de transparência são:

Administração Regional de São Sebastião

Administração Regional do Cruzeiro

Administração Regional do Lago Norte

Administração Regional do Sudoeste/Octogonal

Administração Regional de Samambaia

Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Secretaria de Fazenda

Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

Casa Militar

Secretaria de Gestão do Território e Habitação

Secretaria de Mobilidade

Casa Civil

Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos

Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia

Corpo de Bombeiros Militar

Polícia Civil do DF

Procuradoria-Geral do DF

Fundação Hemocentro de Brasília

Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev)

Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb)

Companhia Energética de Brasília (CEB)

Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap)

Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab)

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Terceira Semana de Combate à Corrupção

A 3ª Semana de Combate à Corrupção, promovida pela Controladoria, terá ações de hoje a 8 de dezembro. A iniciativa é em referência ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.

Dentro da programação, haverá a premiação das dez escolas vencedoras do projeto Controladoria na Escola, em 8 de dezembro, no Museu Nacional, das 9h30 às 12 horas.

Publicado em: 06/12/2017 às 11:30

2017 - Governo do Distrito Federal