Voos internacionais que partem de Brasília crescem 13,5% em 2018

Agência Brasília

Em comparação com o 1º semestre de 2017, o número de voos diretos internacionais que partem do Aeroporto Internacional de Brasília cresceu 13,5%.

O índice é da Inframérica, concessionária responsável pela administração do terminal.

Miami e Orlando, nos Estados Unidos, segundo a empresa, foram novos trechos implementados no periodo.

Ainda de acordo com a Inframérica, a partir de dezembro, a Gol passa a operar direto para Buenos Aires, capital da Argentina.

Até setembro deste ano, o Aeroporto de Brasília embarcou mais de 354 mil passageiros internacionais.

O volume aumentou quando comparado aos números do primeiro semestre de 2018 e aos do ano passado:

• De janeiro a julho: mais de 239 mil pessoas

• Em 2017: 210,8 mil passageiros

Para a Secretaria de Fazenda do DF, a diminuição do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível de aviação foi fator determinante para o incremento de voos.

As regras para benefícios fiscais às companhias aéreas foram estabelecidas por meio de decreto assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg e publicado em edição extra do Diário Oficial do DF de 15 de junho.

De acordo com o texto, a empresa aérea terá redução do valor cobrado do ICMS de querosene de aviação à medida que inaugurar novos destinos nacionais e internacionais partindo da capital.

Antes da publicação do decreto, em maio deste ano, foram registrados 52 voos semanais (idas e voltas). Em novembro, 78 voos.

O secretário de Fazenda, Wilson de Paula, acredita que o voo internacional agrega muito valor às conexões e cria um volume de negócios interessante.

“Quando um voo parte do DF para o exterior, há mais conexões até aqui, com mais aeronaves abastecendo. É uma cadeia que a gente está estimulando, com criação de emprego e renda”, resume.

Publicado em: 15/11/2018 às 11:11

2019 - Governo do Distrito Federal