O Centro de Convenções Ulysses Guimarães – CCUG, localizado no centro do Plano Piloto, Distrito Federal, foi inaugurado em março de 1979, sendo reformado e ampliado no ano de 2000 e reinaugurado em setembro de 2005.
É um dos equipamentos mais modernos do Brasil, com capacidade para 9,4 mil pessoas e está implantado em uma área de 54 mil m², sendo 37.653,64 m² de área construída.
O Centro de Convenções, abriga, entre outras áreas, 05 auditórios, 13 salas modulares para reuniões, cafeterias, sala VIP, balcão de credenciamento, camarins, um posto médico, áreas de exposições, dentre outros espaços.
Dispõe de estacionamento com capacidade para 120 carros e 06 vagas para ônibus, além de vagas adicionais atrás da Ala Sul.
Apesar do imenso potencial, o CCUG carece de uma gestão arrojada, sobretudo na captação de eventos, para que retome a sua função de fomento do trade turístico, que é fonte geradora de oportunidades de negócios e de empregos direitos e indiretos, o que reforça o impacto positivo da atividade turística na economia do Distrito Federal.
Assim, o Governo do Distrito Federal esta desenvolvendo um Projeto que visa concessão do CCUG, tendo por objeto a expansão, reforma, modernização e operação para a realização de feiras, exposições e eventos, bem como a instalação de equipamentos de apoio.
Com isso, vislumbra-se impactar positivamente na ampliação atividade turística e, consequentemente, do mercado de turismo do Distrito Federal, além de reforçar a política de redução de gastos do GDF e a gestão eficiente dos recursos públicos.