Mapa do Site

Consultar Área Construída

 


Consultar Área Construída

 

 

 

Georreferenciamento possibilita consulta à área construída
O Geoportal é um mapa digital e dinâmico, composto por fotografias aéreas de todo o território do Distrito Federal, captadas ao longo dos últimos dois anos, com diversas finalidades voltadas à melhoria da gestão do território, o combate à grilagem de terras, a gestão do transporte público, dentre outras.
Por meio dessa tecnologia, a Secretaria de Fazenda pôde, em parceria com a Terracap* e a Codhab*, realizar um trabalho de verificação dos mais de 944 mil imóveis tributáveis do Distrito Federal que consistiu na comparação entre as informações declaradas sobre a área construída do bem e a realidade atual.
Essa iniciativa, além de moderna e inovadora no que diz respeito à coleta de informações territoriais do DF, ajudará o Governo de Brasília a cobrar o IPTU 2017 de maneira mais justa e transparente, já que estarão disponíveis para consulta, a qualquer momento, informações sobre as edificações.

 

 

Simples navegação

 

A navegação é simples: basta clicar no link abaixo, que está direcionado para o Geoportal do governo de Brasília.
Após a confirmação, aparecerá na tela o lote escolhido “em zoom”, a delimitação do terreno e o detalhamento das informações, como as áreas de terreno e de espaço construído, consideradas no cálculo do imposto.
Utilizando as ferramentas indicadas no campo superior da tela é possível ainda calcular individualmente os pontos edificados (piscinas, churrasqueiras, canis, etc).
Acesse agora www.geoportal.segeth.df.gov.br/sefaz e confira as informações.

 

 

Reclamações contra o lançamento

 

O procedimento para contestação está disponível no Atendimento Virtual do Portal da Fazenda/DF (www.fazenda.df.gov.br). Na plataforma, o contribuinte precisa preencher o requerimento solicitando a análise dos valores no menu Serviços, aba IPTU/TLP e, por fim, Revisão de Lançamento.
Quem não conseguir efetuar a contestação pela internet pode solicitar a revisão do valor do imposto em uma das agências da Receita do DF (http://goo.gl/t2HUjl), munido de documentos pessoais do proprietário do imóvel.
*Terracap – Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal
*Codhab – Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal

 

Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal
SBN Qd. 02 Bl. A Ed. Vale do Rio Doce 13º andar - CEP 70.040-909
Central: 156 (ligações locais) - Opção 3 ou 0800 644 0156 (ligações interurbanas) | Atendimento Virtual
2017 - Governo do Distrito Federal